MELINDRADOS...


Quando leio os profetas do Antigo Testamento que confrontavam reis, sacerdotes e o povo, e não se intimidavam em denunciar a maneira como seu povo se enredava por caminhos distantes, valorizando suas tradições religiosas mais do que as pessoas, até mesmo legitimando suas ações com base no que estava escrito, porém se distanciando da pureza do relacionamento estampado no que estava dito pelo próprio Deus também através dos profetas.

Quando leio que o povo de Deus insistia em assimilar apenas as questões exteriores como uma forma de “agradar” a Deus, como se estivessem se relacionando com “Zeus” ou qualquer outro deus irado, déspota, caprichoso, que esperava apenas a satisfação da “adoração” por meio de rituais para ter sua ira aplacada, percebo que eles, os profetas, levantavam-se e DENUNCIAVAM, inclusive dando nomes aos bois, mesmo fazendo parte da boiada, não se calavam diante das imbecilidades dos reis, dos sacerdotes e nem do povo que por ser abençoado, se achava.

Nenhum profeta comprometido com Deus e com sua revelação alisou a cabeça, ou se omitiu quando as coisas tomavam rumos divergentes no arraial, nas cidades, na nação.

Quando leio o apóstolo Paulo e vejo a maneira como tratava aqueles que pregavam outro evangelho, como se referia àqueles que enganavam as viúvas, aqueles que distanciavam da Palavra pregada e ensinada, dando também nomes aos bois, até mesmo em relação ao Apóstolo Pedro citado em uma de suas cartas pela dissimulação e afastamento da simplicidade do Evangelho foi repreendido “face a face” diante dos irmãos com o fato sendo inclusive digno de ser registrado.

Quando leio Jesus diante dos “donos” da espiritualidade, repreendendo-os com dureza, encarando-os em seus conceitos verticalizados, não se intimidando em nenhum momento e até mesmo comparando-os as víboras, a túmulos pintados. Em alguns momentos repreendendo seus próprios discípulos de maneira veemente por suas criancices.

Aí vejo pessoas se melindrando por DENUNCIAS, sejam em poesia, livros, músicas, na Internet ou nos pontos de pregação por profetas contemporâneos, ainda digo: - Está sendo denunciado pouco, porque a coisa está feia. Quem fica melindrado quando denuncias ao desvio da pureza do Evangelho são feitas, infelizmente está, por que de certa maneira está tão “contaminado” que já não consegue diferenciar Evangelho de evangelho, e como que fazendo parte de um partido, de um clube ou coisa parecida, algo xiita, que por não analisar acaba acreditando que Evangelho é isso mesmo, uma maneira massificada de arrebanhar pessoas para grupos e depois encherem um “templo” e “fazer um culto”, até mesmo com boa intenção, está a engolir um monte de coisas absurdas que não tem nada a ver com a simplicidade das Boas Novas de Jesus.
E como argumento de melindrados, são ensinados sutilmente a utilizar a máxima: “porque ao invés de ficar falando dos irmãos, não vão pregar o evangelho?”. Ou seja, deixe nos em paz. O fato de levantar alguém para Alertar, na verdade deveria ser visto como um confronto para uma reflexão e não como simples acusações, com os profetas dos tempos bíblicos também era assim, alguns foram posteriormente apedrejados.

A coisa está com formatos tão distanciados que a simples pregação do Evangelho, sem a utilização de nenhum chavão, ou “muleta” da prosperidade, ou da libertação, ou da batalha espiritual, ou da cura interior, ou da auto-ajuda, ou do emocionalismo, parece escândalo e já não satisfaz as pessoas que freqüentam os “cultos”, por isto a grande necessidade de se criar novas e novas maneiras, novos moveres, novas estratégias, com muuuuuuuiiiiiiito marketing.

Quando sou questionado por melindrados sobre as músicas, livros, ou entrevistas, onde os autores ou entrevistados confrontam através de suas letras, textos ou palavras por não se conformarem, no mais profundo sentido da palavra, ainda digo, está pouco, queria ver somado a eles, Isaías, Jeremias, Habacuque, Miquéias, Paulo, Tiago, hoje, entrando em “templos” dos “adoradores”, dos “pregadores”, dos “mercadores”, dos “imitadores”, dos “libertadores” dos marketeiros, dos “ministérios”, dos showmans, dos demonizadores, dos vendilhões, dos repetidores de frases feitas. D U V I D O que eles se calariam, e que não fariam parte de um coro para ALERTAR a gente boa de Deus, que deseja o Pão da vida e que infelizmente tem comido abobrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário