Saudades de um homem de Deus.

Quando conheci o Bibiano, eu era ainda garoto. O presbítero Bibiano, respeitado por todos por sua postura simples e fiel. Querido por todos que o conheciam, exemplo para todos que com ele andavam. Um grande amigo.  Sua história, com o passar dos anos foram reveladas por ele mesmo, além dos púlpitos, ao pé do cangote, sempre que parava para uma prosa, fazia assim com todos que cruzavam seu caminho.

Emigrante de Montes Claros, casado veio para Belo Horizonte, trabalhou, lutou muito, teve filhas e filho, netos e netas, passou por momentos difíceis, chegando a quase desalentar da vida, mas lhe apresentaram um caminho, falaram para ele sobre Jesus, sua vida foi restaurada, ele vislumbrou uma nova luz.  Em resumo bem resumido, creu na graça e sempre entendeu que tudo em sua vida foi um presente de Deus.

Daí em diante, o que ele fez foi repartir com outros o Evangelho, a vida nova através da entrega a Jesus. Sua vida foi dedicada em todo momento a este propósito, pois aquilo que tinha recebido de graça, de graça repartiu a tempo e fora de tempo, aproveitava todas as oportunidades. Não era um pastor de púlpito, não era um pastor das massas, era pastor na vida, no dia a dia, cuidava de pessoas sempre, até o último minuto de sua vida, literalmente, recomendou cuidados a um novo discípulo.

Pastor Bibiano, Biano, seu Bias, Bibiano da dona Dorcas, foi uma figura de grande respeito em Venda Nova. Seus feitos, seus ditos, serão para sempre lembrados por cada um de nós. Quem não se lembra de suas falas, de seus valores, de sua maneira incansável de ajudar a quem quer que fosse, a qualquer momento.

Não foram suas virtudes que o encomendaram ao Pai, a graça de Deus o alcançou, do que ele tinha plena consciência. Suas virtudes foram sim consequência das misericórdias de Deus em sua vida.

Entre seus ditos, estão pérolas, que jamais esqueceremos:

- Quando eu morrer não quero ninguém chorando, quero que façam festa, pois para mim viver é um privilégio e morrer é lucro.

- Quando eu chegar no céu, primeiro vou dar um abraço em Jesus, depois vou abraçar Paulo.

- A aliança que está no meu dedo um dia irá passar, mas a aliança com Deus é eterna.

- "Desejo que te vá bem em todas as coisas, assim como é próspera a sua alma."

Não teve Jesus apenas como exemplo de vida, mas como o seu Senhor e Salvador pessoal. O reconheceu em todos os seus caminhos, creu que sem Ele, sem sua graça, sem sua misericórdia nada seria, nada teria, a nenhum lugar iria.

Sua  similaridade  com alguns personagens bíblicos, podiam ser vistas com facilidade: Como Abraão foi como um patriarca de fé. Como Davi, as bondades e misericórdias do Senhor correram atrás dele.  Como os profetas, anunciou, repreendeu, admoestou. Como Paulo, estabeleceu inúmeras comunidades e preservou o ensino do Evangelho. Mas a quem mais se assemelhava, ao meu ver, era a Barnabé, um cuidador de gente, um pastor de almas, um pastor de homens. Todos que cruzaram o seu caminho tem pelo menos uma história de um momento de atenção e cuidado dele.


Parodiando uma música, termino dizendo:

Era o seu nome Bibiano, natural dos Montes, também chamado de Biano aqui na região, homem bom e piedoso, cheio de fervor e fé, homem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário