Tempos determinantes

É interessante como as expectativas criadas a cada ano que se inicia, nos leva a reflexões, mesmo que não tenhamos critérios pré-estabelecidos para a "passagem de ano", está incrustado em nós de alguma forma esta questão, quase que de uma maneira ideológica, a cada 365 dias, somos instigados a refletir num recomeço, e isto não é de tudo ruim, pois é uma maneira de renovar esperanças, de tentar encontrar endireitamentos. Começar bem é importante, mas o que conta não é apenas como começamos, o que conta na verdade é como caminhamos, e isto pode ser determinado através de como estamos vivendo neste momento, no dia chamado Hoje. Portanto,
Não devemos viver apenas de saudades. Ser saudosista, apesar de parecer bonito, até mesmo poético, pode se transformar em uma prisão impedindo o nosso fluir. Há pessoas que vivem contentes apenas pelo que já foram. Alguns se satisfazem com suas histórias vividas em determinada época, comumente vemos pessoas que têm relatos de como já foram abençoadas, etc e tal, que já fizeram e aconteceram, tudo no passado, conformadas com as “experiências” antigas. Não se revigoram conforme a proposta e ação de que as misericórdias a cada manhã se renovam, somos estimulados a conhecer e prosseguir em conhecer. Quem vive de passado é antiquário. Esquecendo-me das coisas que para traz ficaram, prossigo... Lembranças não são um mal em si, em alguns casos podem até trazer alento, porém viver preso ao passado alimentado por saudades, não vivendo em novidade de vida se transformando num baú de tradições e recordações, pode ser perigoso para nossa saúde espiritual.
Não podemos viver apenas alimentando expectativas. Outro extremo na vida é o de estar com um olhar distante, aguardando um ponto futuro onde quem sabe, as coisas vão mudar. Ter esperança é bom, está entre as três coisas que permanecem, porém o que estamos dizendo é que ficar sempre no aguardo tendo os atos limitados apenas por uma perspectiva pode revelar falta de ação existente no momento. A orientação é de que nossa ocupação no que se refere a cuidados não deve extrapolar o tempo presente, ...não vos inquieteis com o dia de amanhã... O Senhor tem cuidado de nós, não nossas confissões positivas ou coisas parecidas.
Viver o dia de Hoje, este é o desafio. Se quisermos viver bem em 2009 e permanecer daqui a dez, vinte, trinta anos com o coração agradecido precisamos aprender a viver intensamente hoje em gratidão, isto é muito importante, viver hoje de maneira densa já é preparar o futuro. Não devemos andar ansiosos nem inertes, nossas ações devem ser de maneira viva, agora. Você precisa orar, ore agora, precisa perdoar, perdoe agora, amar, ame agora, agir, aja agora, viver, viva agora, ...o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Ensinando-nos a orar Jesus disse: o pão nosso de cada dia, dá nos hoje. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário